A constipação é mais um sintoma do que uma doença. Uma pessoa geralmente é considerada constipada se tiver menos movimentos intestinais do que o normal, demorar muito para passar as fezes e se os intestinos estiverem duros.
A constipação é um distúrbio comum do trato digestivo, que restringe o movimento intestinal regular. É amplamente definido como menos de três evacuações por semana. Constipação grave é menos de uma evacuação por semana. Quase todo mundo fica constipado uma vez ou outra; e as pessoas mais velhas são mais propensas do que as mais jovens.
O número de evacuações geralmente diminui com a idade. A maioria dos adultos tem evacuações entre três e 21 vezes por semana, e isso é considerado normal. O melhor hábito é uma evacuação por dia, mas a maioria das pessoas é irregular e não evacua todos os dias ou o mesmo número de evacuações por dia.
A constipação geralmente dura pouco tempo e não é grave. Se você puder descobrir o que está causando a constipação, você pode tomar medidas para evitá-la.
Sintomas –
o Não evacuar pelo menos uma vez por dia
o Dificuldade em eliminar matéria fecal – pode levar a fissuras anais
o Língua revestida de muco
o Mau hálito
o Dor na parte inferior das pernas
o Perda de apetite
o Dor de cabeça
o Tonturas, náuseas
o Vertigem
o Diarréia alternada com constipação
o Acidez
o Formação de vento
Causas da constipação:
1) Dieta defeituosa – A falta de fibras alimentares, como vegetais, frutas e grãos integrais, leva a fezes duras, o que retarda a passagem de resíduos alimentares pelo intestino. Comer muitas carnes com alto teor de gordura, laticínios e ovos, ou sobremesas e doces ricos também pode causar constipação.
2) Falta de líquidos – Sem líquidos adequados, os resíduos do intestino secam, dificultando a passagem.
3) Falta de exercício – Se você segue um estilo de vida sedentário, as contrações musculares que movem os resíduos pelo intestino diminuem.
4) Uso excessivo de laxantes – causa danos aos nervos e músculos.
5) Alterações hormonais e físicas – gravidez, ciclo menstrual, menopausa
6) Fumar, consumir muito chá ou café
7) Ansiedade
8) Envelhecimento – as funções corporais, incluindo o sistema digestivo, geralmente diminuem com a idade.
9) Certos medicamentos – como alguns antialérgicos, anti-histamínicos, analgésicos, comprimidos de ferro e alguns antiácidos
Tratamento:
Uma mudança no que você come e bebe e quanto você se exercita diariamente ajudará a aliviar e prevenir a constipação. A solução mais fácil é o aumento de líquidos (de preferência água) e fibras alimentares. Isso pode ser alcançado consumindo mais vegetais, frutas e grãos integrais na dieta. O uso rotineiro de laxantes deve ser desencorajado, pois isso pode fazer com que a ação intestinal se torne dependente de seu uso.
Evite todos os tipos de alimentos processados e refinados, como farinha branca, arroz, pão, bolos, doces, biscoitos, açúcar branco.
Aumente a ingestão de cereais integrais, trigo integral, vegetais verdes, espinafre, repolho; e frutas como goiaba, uva, maçã, laranja e mamão.
Beba muitos líquidos – Beba entre dez a doze oito copos de líquidos/água por dia para prevenir a constipação. Evite bebidas que contenham álcool ou cafeína.
Faça exercícios adequados – pois ajuda a prevenir a constipação, estimulando o cólon. Faça coisas que o mantenham em movimento e ativo, pois também promove a saúde geral.
Use laxantes apenas se aconselhado pelo médico
Verifique os medicamentos – Certos medicamentos podem causar constipação, como medicamentos para aliviar a pressão alta, medicamentos antipsicóticos e até mesmo alguns analgésicos de venda livre. Se você estiver tomando regularmente algum desses medicamentos de venda livre, interrompa-os por um tempo e observe a diferença.
A constipação requer tratamento imediato se for acompanhada de sintomas como sangramento retal, dor abdominal, cólicas, vômitos e perda de peso involuntária.
Remédios caseiros para prisão de ventre –
o Beber um copo de leite morno antes de ir para a cama ajuda na evacuação fácil pela manhã. Em caso de constipação grave, misture duas colheres de chá de óleo de rícino puro no leite. Este remédio é um dos remédios caseiros mais úteis para a constipação
o Beba um litro de água morna com o estômago vazio e faça uma caminhada leve por alguns minutos imediatamente após acordar de manhã cedo.
o Um medicamento ayurvédico comum para constipação é Triphala Churna. Uma colher de chá deste pó deve ser tomado com água morna ou leite na hora de dormir. Este remédio é outro eficaz e bom Remédio caseiro para prisão de ventre
o A goiaba está ajudando a aliviar a constipação, se consumida com sementes. Uma ou duas goiabas devem ser tomadas diariamente, pois fornecem um bom volumoso para a dieta.
o Coma apenas quando estiver com fome e dê um intervalo de pelo menos 4 horas entre as refeições.
o Os alimentos devem ser mastigados lenta e adequadamente. Refeições apressadas e em horários estranhos devem ser evitadas.
o Use especiarias como cominho, coentro, açafrão em pó, erva-doce, pois facilitam a digestão dos alimentos. Isso é útil na cura da constipação.
o Frituras, feijões, vegetais que formam vento como couve-flor, rabanete e frutas secas devem ser evitados. Não misture muitos tipos de alimentos em uma refeição.
o Todas as frutas, como goiaba, uva, mamão, figo, laranja (exceto banana e jaca), são benéficas para a cura da constipação.
o Uma colher de chá de linhaça ingerida com água antes de cada refeição fornece volumoso e lubrificação.
o Chá de gengibre é um remédio caseiro muito bom para a constipação. Ajuda a iniciar o movimento intestinal.
o Evite leite e produtos lácteos, pois contêm caseína, uma proteína insolúvel que tende a bloquear o trato intestinal.
o Pegue 10/12 pedaços de passas (Munakka) e ferva-os em um copo de leite. Esfrie, coma as passas e beba o leite. Este é um remédio caseiro muito bom e eficaz para a constipação.
o Açafrão em pó cozido no leite junto com figos também ajuda a aliviar a constipação e a cura da constipação.
Conselho do especialista – a constipação geralmente é mais fácil de prevenir do que tratar. Portanto, tente seguir um estilo de vida saudável.